No universo das novelas, alguns personagens ultrapassam qualquer limite e se tornam tão marcantes que o público passa a enxergar o ator ou a atriz como aquela pessoa. Às vezes, o sucesso do personagem é tão grande que a identidade do intérprete fica em segundo plano. Aqui estão 10 exemplos memoráveis:
1. Nazaré Tedesco – Renata Sorrah
Renata Sorrah é uma atriz consagrada, mas basta falar em Nazaré para todo mundo lembrar das expressões icônicas, o meme do cálculo e as maldades memoráveis de Senhora do Destino. Nazaré se tornou um fenômeno cultural muito além da TV.
2. Carminha – Adriana Esteves
Vale Tudo teve vilãs incríveis, mas foi em Avenida Brasil que Adriana Esteves gravou seu nome no imaginário do público como Carminha. Até hoje, muitos lembram primeiro das armações de Carminha antes de se recordarem do nome da atriz.
3. Jade – Giovanna Antonelli
O sucesso de Jade em O Clone foi tão estrondoso que até quem não assistiu à novela conhece a dança do ventre e os bordões de Giovanna Antonelli. A personagem virou referência de moda e cultura pop por anos.
4. Félix – Mateus Solano
Mateus Solano já era conhecido, mas nada comparado à explosão que foi Félix em Amor à Vida. Com bordões como “é um beijo no ombro”, Félix conquistou até quem não assistia à novela e tornou Mateus sinônimo do vilão carismático.
5. Tieta – Betty Faria
Betty Faria tem uma longa carreira, mas será eternamente lembrada como Tieta. A novela foi um marco e a personagem virou símbolo de empoderamento e ousadia no Brasil.
6. Dona Jura – Solange Couto
A frase “Não é brinquedo, não!” eternizou Dona Jura em O Clone. Tanto que Solange Couto é muitas vezes chamada pelo nome da personagem até hoje.
7. Odete Roitman – Beatriz Segall
Beatriz Segall brilhou em vários papéis, mas Odete Roitman, a socialite de Vale Tudo, se tornou a vilã mais lembrada da teledramaturgia brasileira. Até hoje, ela é um símbolo de maldade e mistério.
8. Bozo – Arlindo Barreto
Muita gente nem sabe que Arlindo Barreto foi o intérprete do Bozo por muitos anos. O personagem era tão popular que, para o público, ele não era um ator por trás do rosto pintado, mas o próprio Bozo.
9. Viúva Porcina – Regina Duarte
A viúva mais famosa do Brasil veio com tudo em Roque Santeiro. Regina Duarte já era conhecida como a “namoradinha do Brasil”, mas Viúva Porcina virou seu maior marco.
10. Tonho da Lua – Marcos Frota
Marcos Frota fez vários trabalhos ao longo da carreira, mas o público lembra principalmente do ingênuo Tonho da Lua em Mulheres de Areia. O personagem era tão forte que virou sinônimo de simplicidade e sensibilidade.
Esses personagens são a prova de que, às vezes, uma atuação marcante transforma completamente a forma como o público vê um ator ou atriz. Eles podem até interpretar novos papéis, mas certos personagens jamais serão esquecidos.