Alguns filmes conseguem romper barreiras, desafiar normas e causar polêmicas tão intensas que quase não chegaram às telas de cinema. Seja por cenas explícitas, temáticas controversas ou reações extremas do público, essas produções se tornaram inesquecíveis – mas não sem enfrentar o risco de serem censuradas.
1. Laranja Mecânica (1971)
Dirigido por Stanley Kubrick, este clássico causou tanto desconforto devido à sua violência gráfica e temáticas de controle social que foi banido em diversos países. Na Inglaterra, o próprio Kubrick pediu a retirada do filme de circulação após receber ameaças.
2. O Exorcista (1973)
Considerado um dos maiores filmes de terror de todos os tempos, “O Exorcista” foi proibido em várias regiões por causa de suas cenas assustadoras e religiosas. Muitas pessoas desmaiaram ou saíram do cinema em estado de choque durante as exibições.
3. Holocausto Canibal (1980)
Com cenas tão perturbadoras e realistas de violência que o diretor Ruggero Deodato foi acusado de assassinato. Ele precisou provar que os atores estavam vivos para evitar ser preso. Esse filme foi banido em mais de 50 países.
4. A Última Tentação de Cristo (1988)
Esta obra de Martin Scorsese enfureceu comunidades religiosas por sua representação humana de Jesus Cristo, incluindo desejos e dúvidas. Protestos e boicotes explodiram em vários países, e o filme foi proibido em regiões como o Oriente Médio.
5. Salò ou Os 120 Dias de Sodoma (1975)
Dirigido por Pier Paolo Pasolini, este filme chocante e brutal explora temas de abuso de poder, tortura e depravação. Ainda hoje, é proibido em alguns países devido ao seu conteúdo perturbador e explicitamente gráfico.
Esses filmes provaram que a arte tem o poder de confrontar, desafiar e dividir opiniões. Muitos deles, mesmo quase proibidos, se tornaram ícones culturais que continuam a ser debatidos e estudados até hoje.